05 agosto 2010

ORKUT REATIVA OS SCRAPTS PRIVADOS



Sem anúncio oficial, o Orkut restabeleceu nesta semana a ferramenta que permite a usuários trocar recados privados. É polêmica na certa. A funcionalidade, que sobreviveu apenas cinco dias em sua primeira aparição, foi alvo de críticas dos adeptos da rede social, que não se incomodam com a exposição das informações. Mas seu retorno mostra que o Google, proprietário do Orkut, pensa o contrário.

Em junho, a gigante de buscas anunciou novidades na rede. A principal envolvia os scraps – mensagens que os usuários trocam entre si: eles poderiam ser privados, quando desejado, impedindo que outras pessoas tomassem conhecimento da conversa. Contudo, o recurso não agradou usuários que entupiram o fórum de ajuda do Google com reclamações sobre a funcionalidade.

Cinco dias após o alarde colaborativo, o Google cedeu. Mas prometeu repensar o serviço.

Adaptada às reclamações dos usuários e ligeiramente redesenhada, a função agora oferece três opções de acesso: “privado”, “amigos” e “público” – antes havia apenas “público” ou “privado”. A estratégia de dar mais opções é uma resposta à crescente preocupação com privacidade do usuário. O Orkut quer aproveitar as barulhentas críticas ao Facebook – que sofre pressões de todos os lados por afrouxar regras e, assim, ampliar a exposição de dados.

Nesse quadro, a estratégia do Orkut é se apresentar como o defensor da privacidade. Contudo, um grande obstáculo pode atrapalhar essa tática: os usuários brasileiros do Orkut, insatisfeitos com a ideia de mais sigilo na rede, e que pregam: “Quem quer privacidade, faça o favor de deixar o Orkut”.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/vida-em-rede/orkut/por-que-o-orkut-ressuscitou-os-scraps-privados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de acessos: